terça-feira, 16 de abril de 2013

Sessão IBook

O Guarani

   Oi gente, o nosso trabalho de português era sobre o livro "O Guarani", acreditem se quiserem, mas o livro é ótimo e foi muito bom trabalhar com ele durante um trimestre inteiro.   
   O Guarani de José de Alencar, adaptado por Renata Pallottini da série Reencontro, trata de um romance do período colonial. 
   Peri, jovem indígena, apaixona-se por Cecília, uma moça de origem nobre, e para viver esse amor,  passa por cima de sua cultura. 
   O livro começa com uma forte tempestade caindo sobre três aventureiros que estão hospedados em uma espécie de cabana. Um deles, chamado Fernão Aines, morre após uma árvore ser atingida por um raio e cair sobre sua cabeça. Mas, antes disso, entrega um mapa para Frei Ângelo, no qual continha o segredo de onde estava um tesouro. Após esse acontecimento, Frei Ângelo torna-se Loredano para poder se infiltrar na casa de Dom Antônio de Mariz e conseguir de forma mais rápida alcançar seu objetivo, ser rico. 
    Loredano acaba conseguindo se juntar a comitiva de Dom Antônio, que está indo para a Serra dos órgãos, no Rio de Janeiro. 
   Chegando lá, encontram um nativo da região, o qual se admira pela bela e jovem Ceci, filha de Dom Antônio, que está acompanhada de sua prima Isabel e sua mãe Dona Lauriana. Seu nome era Peri, um índio bravo e valente, que tinha um coração enorme. Esse prometeu a si mesmo, cuidar de sua mais nova senhora, Cecília. 
   No decorrer da história, Loredano mostra quem realmente é, e Dom Antônio de Mariz, insatisfeito com o homem que tinha abrigado em sua casa,  expulsa-o friamente. 
   Após um ataque dos Aimorés, tribo indígena, Peri resolve se entregar, achando que ajudaria a família de sua senhora. Mas, Álvaro, como um fiel escudeiro, salva o amigo e depois deixa-os pelo grave ferimento que conquistou durante a batalha. 
   Isabel vendo que não conseguiria seguir a vida após a morte de seu amado, resolve se suicidar usando um pó, que serviu para deixá-la asfixiada.
   Um tempo depois, a tribo Aimorés ataca novamente. Sendo assim, Dom Antônio vendo que não teria salvação, transformou Peri em um cristão, para poder levar Cecília embora e a salvá-la. 
   Assim que os dois saíram da casa, ela explode pelo ataque. 
   Peri e Cecilia estão dentro de uma canoa sob uma forte tempestade. A cada segundo que se passa, a chuva só  aumenta e as águas ficam mais agitadas. Sendo assim, vendo que não tinham mais saída, os dois se despedem com um beijo apaixonado. Pouco tempo depois, o barco é virado e os dois caem dentro do rio, morrendo instantes depois. 





E aí curtiram? 
Beijos com gloss


Feito por: Manuela e Stephanie 

2 comentários: