segunda-feira, 6 de maio de 2013

Brasil Colônia

     Remédios de Comadres   

   Oi gente, hoje eu vim postar o trabalho de história, que a nossa professora Daianne passou sobre remédios de comadres e a medicina de hoje e antigamente. 
   Durante o Brasil Colônia, até o século XIX, a população confiava mais em curas mágicas do que nos médicos diplomados. A medicina e a feitiçaria já estiveram muito mais próximas do que se pode imaginar. Naquela época, a quantidade de médicos no país era mínima, mas não faltavam representantes das mais variadas ocupações para aplicar todo tipo de feitiço, como barbeiros, sangradores e mezinheiros (quem fazia os medicamentos caseiros). Esses terapeutas populares tratavam de doenças e de problemas cirúrgicos com ervas medicinais, amuletos ... Físicos -como eram chamados os médicos - não tinham uma posição de relevo na sociedade , mas isso mudou na metade do século XVIII, quando passaram a ocupar uma posição mais privilegiada. A medicina procurava desvalorizar o conhecimento terapêutico popular, distinguindo os procedimentos "científicos" das crenças consideradas "supersticiosas". O acesso aos produtos das farmácias  boticas e drogarias, muitos deles importados, era quase sempre uma prorrogativa dos bancos ricos . A imensa população de pobres e escravos contava com remédios caseiros, formulas feitas com ervas nacionais e outros produtos recomendados ou administrados pelos curandeiros, sangradores e barbeiros.   

   



   Hoje em dia a utilização de remédios é uma prática de carácter científico, em que as metodologias têm sido desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de milênios para a eficiente utilização de mais diversas substâncias existentes na natureza para tratar das doenças. Muitas coisas na medicina sofreram modificações, começando pela atenção voltada a saúde, a atenção primária e, em especial, da estratégia de saúde da família. A situação de trabalho dos médicos passou a desejar, pois as consultas duravam pouco tempo, e os mesmos passavam muitos exames , sem necessidade. Hoje em dia a medicina está em alta, com curas para várias doenças, sem que ninguém mais utilize as feitiçarias, como era chamado antigamente.

Gostaram? 
 Feito por: Bianca e Maria Eduarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário