sexta-feira, 7 de junho de 2013

Curiosidades

A nossa viagem para Pernambuco 

   Oi gente, hoje eu estou aqui para falar de alguns lugares que eu conheci durante nossa aula de campo para Pernambuco. 
   O primeiro local em que conhecemos foi o Convento Santo Antônio em Igarassú. 


  A entrada do Convento é uma belíssima igreja, onde é marcada pelo estilo barroco. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e a Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. 
 Quando nos aproximamos mais da igreja, pudemos perceber que há no teto várias imagens encaixadas. 


  Adentrando na igreja, podemos perceber o quanto ela possuí vários objetos luxuosos e banhados em ouro, que é marcado, como eu já mencionei, pela arte Barroca. 



  Observando melhor o local, podemos ver mais algumas características dessa igreja. Temos o Pipeto, o local em que um padre ficava traduzindo á missa, pois ela era celebrada no idioma do Latim.



   Olhando mais para cima, podemos perceber que existe um local no alto, dando uma vista privilegiada dos bancos em que a sociedade ficava e a do altar. Nesse lugar era onde o coral da igreja ficava, cantando suas músicas durante a celebração. 


   Ainda observando o local em que nós estávamos, pude perceber que o teto da igreja tinha um acabamento especial. Ele era inteiramente banhado por lindas imagens, e possuía uma forma que dava profundidade, dando o entendimento que aquilo era o céu. 


   A igreja é muito bonita e vale á pena conferir ao vivo. No convento, ainda existe uma Pinacoteca, onde é guardado várias pinturas do tempo colonial. Mas deixarei para que minha amiga explique melhor isso. 
  Na saída da igreja, podemos perceber que existe uma enorme cruz. Lá é onde é marcado o que é profano ( Não ligado a religião) e o que é sagrado ( Ligado á religião ) 


... 

   Quando saímos do Convento Santo Antônio, subimos uma pequena ladeira e fomos até a Igreja São Cosme e Damião. Uma igreja muito bonita que possuí estilo Barroco. Ele foi introduzido no Brasil no século XVII.
  

...

   Saímos de Igarassú e fomos almoçar em Recife. Depois do almoço, seguimos para o Instituto Ricardo Brennand, que é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand.


   Entramos lá dentro e ficamos cada vez mais encantadas por aquele lugar. Parecia até magia. Mas havia um local bem especial, era o Museu de Cera. Repleto de bonecos maravilhosos feitos de Cera e que parecia até real. Gente, eu jurei que tinha visto um boneco se mexendo, mas era tudo mentira mesmo. 


Nessas imagens, estavam sendo retratado o Julgamento de Fouquet


... 

   Com a saída do Brennand, nós seguimos para o hotel e a noite fomos até o novo shopping de Recife, o Rio Mar, onde jantamos e nos divertimos. No dia seguinte, fomos para Olinda, onde visitamos lugares incríveis. 
   


   
   Dona do maior Carnaval do mundo, as ladeiras de Olinda enchem-se de fantasias e cores durante os 4 dias de folia. A brincadeira é acompanhar os clubes de frevo, maracatus, afoxés, bonecos gigantes e qualquer outro batuque que por ali passar. O vale é participar da festa. 
  

   Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda é pura beleza e arte nas ruas de seu sítio histórico, inspiração para vários artistas plásticos que escolheram a cidade para montarem ateliês, galerias e museus. Foi a primeira capital de Pernambuco e deve ser também um dos primeiros lugares a serem visitados quando se chega ao Estado.

   Enfeitada por igrejas, seminários e casarios, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo. Quem chega a Olinda logo se encanta.
... 

   Saindo de Olinda, fomos até o Recife Antigo, onde conhecemos o Marco Zero. Local em que Recife nasceu e que serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. 
   É um ponto turístico obrigatório. É uma praça legal, aberta, com um rio correndo do lado, esculturas de Brennand em frente, todo o centro histório partindo daquele ponto.


 Depois do Marco Zero, visitamos o Banco Safra, que será detalhado por uma das blogueiras. Em seguida, fomos almoçar no Shopping Alfândega, que antigamente era uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior. 


  Depois que almoçamos no shopping, fomos na Livraria Cultura, que se encontrava vizinho ao local. A Livraria Cultura é um local onde existe os mais variados livros, Cds, Filmes, etc. Um lugar onde você poderia encontrar algo que combinasse com você. Eu já havia ido á Recife com a minha família e visitado a Livraria, mas não pude deixar de ir novamente e comprar alguns livros, né? 


Imagens da Livraria Cultura


  Bom gente, é isso e espero que vocês tenham curtido a postagem sobre a nossa aula de campo. 


( Equipe do Blog: Manuela, Bianca e Stephanie (eu) ) 


Feito Por: Stephanie. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário