Aula de Campo
Oi gente, hoje eu vim falar um pouco sobre cada local visitado na minha aula de campo. Os destinos da aula foram Igarassú, Recife e Olinda.
Igarassú
Em Igarassú, nós visitamos o Convento Santo Antônio, situado á Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco, no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e, mais tarde, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Além de sua importância histórica o convento possui grande interesse artístico, apresentando inúmeras obras de arte, mobiliário esculpido em jacarandá e objetos sacros diversos. Destacam-se os painéis de azulejos da portaria e sobretudo do claustro. Perfazem painéis de grandes dimensões com cenas variadas, ilustrando episódios bíblicos como o Dilúvio, a morte de Adão, o sacrifício de Isaac, a expulsão do Éden e outras mais. Também existe uma rara série de azulejos, cujo conjunto inclui material originário de Delft e crê-se que seja remanescente do antigo Forte Ernestus e do Palácio de Friburgo, erguido por Maurício de Nassau a pouca distância dali, com cerca de 900 peças instaladas como friso no exterior da sacada do piso superior do claustro, cada uma com uma figura individualizada, datando de entre 1630 e 1650.
Ainda em Igarassú, vimos o Instituto Ricardo Brennand, onde visitamos dois castelos, um possui esculturas de cera, dentre outros materiais e o outro castelo, possui uma coleção de armas brancas. Ricardo Brennand é conhecido como uma pessoa fanática por armas brancas, que seria armas que não possuem o objetivo de ferir o oponente, pelo contrário, armas brancas são mais utilizadas para trabalho. Lá está localizada todo tipo de arma que se encaixa na categoria citada acima, de canivetes á espadas.
Olinda
Em Olinda, nós vimos a Catedral da Sé, A primeira edificação destinada ao culto erguida no local da Sé atual era uma capela simples, construída na técnica da taipa de mão. Foi levantada entre 1537 e 1540, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo. Uma vez que a taipa é material de pouca resistência, a capela logo começou a decair, e foi substituída por outro templo em 1584, maior, de alvenaria e com várias capelas secundárias, erguido por iniciativa do Frei Antônio Barreiro, terceiro Bispo do Brasil.
A fachada se divide em três blocos principais, com o corpo da catedral ladeado por duas torres sineiras iguais. As torres, com pilastras em relevo nos cantos, são de secção quadrada e mostram somente duas estreitas aberturas retangulares sobrepostas até o nível do coruchéu, que tem aberturas em arco redondo para os sinos e um arremate superior prismático, com pequenos pináculos nos cantos. O corpo da igreja tem no nível térreo três portas, sendo a central maior e em arco, e encerrada em um frontispício com dois pares de colunas jônicas. Sobre as portas laterais, janelas quadradas que se ligam á cornija que delimita o nível do frontão de empenas retas, com óculo inscrito, cruz no topo e pináculos laterais. O interior é dividido em três naves, separadas por arcadas com colunas toscanas de pedra. A decoração original desapareceu em grande parte, mas especialmente nas capelas laterais ainda existem remanescentes da decoração com azulejos, alguns painéis pintados, elementos de talha dourada e estatuária antiga.
Curtiram?
Na próxima postagem eu falarei do último local visitado, ou seja, o Recife Antigo.
Feito por: Bianca.
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