domingo, 9 de junho de 2013

Curiosidades

Aula de Campo

Oi gente, hoje eu vim falar um pouco sobre cada local visitado na minha aula de campo. Os destinos da aula foram Igarassú, Recife e Olinda.

Igarassú

Em Igarassú, nós visitamos o Convento Santo Antônio, situado á Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco, no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e, mais tarde, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Além de sua importância histórica o convento possui grande interesse artístico, apresentando inúmeras obras de arte, mobiliário esculpido em jacarandá e objetos sacros diversos. Destacam-se os painéis de azulejos da portaria e sobretudo do claustro. Perfazem painéis de grandes dimensões com cenas variadas, ilustrando episódios bíblicos como o Dilúvio, a morte de Adão, o sacrifício de Isaac, a expulsão do Éden e outras mais. Também existe uma rara série de azulejos, cujo conjunto inclui material originário de Delft e crê-se que seja remanescente do antigo Forte Ernestus e do Palácio de Friburgo, erguido por  Maurício de Nassau a pouca distância dali, com cerca de 900 peças instaladas como friso no exterior da sacada do piso superior do claustro, cada uma com uma figura individualizada, datando de entre 1630 e 1650. 



Em Igarassú continuamos o percurso e fomos para a Igreja São Cosmo e Damião. Lá possui uma espécie de roda, especificamente, a roda dos expostos, que tem esse nome por causa de crianças que eram abandonadas e deixadas lá pela mãe, geralmente á noite, para não serem vistas. Ao amanhecer, as freiras "resgatavam" e pegavam as crianças para criar e se tornarem freiras ao crescer. 


Ainda em Igarassú, vimos o Instituto Ricardo Brennand, onde visitamos dois castelos, um possui esculturas de cera, dentre outros materiais e o outro castelo, possui uma coleção de armas brancas. Ricardo Brennand é conhecido como uma pessoa fanática por armas brancas, que seria armas que não possuem o objetivo de ferir o oponente, pelo contrário, armas brancas são mais utilizadas para trabalho. Lá está localizada todo tipo de arma que se encaixa na categoria citada acima, de canivetes á espadas. 



Olinda

Em Olinda, nós vimos a Catedral da Sé, A primeira edificação destinada ao culto erguida no local da Sé atual era uma capela simples, construída na técnica da taipa de mão. Foi levantada entre 1537 e 1540, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo. Uma vez que a taipa é material de pouca resistência, a capela logo começou a decair, e foi substituída por outro templo em 1584, maior, de alvenaria e com várias capelas secundárias, erguido por iniciativa do Frei Antônio Barreiro, terceiro Bispo do Brasil. 


A fachada se divide em três blocos principais, com o corpo da catedral ladeado por duas  torres sineiras iguais. As torres, com pilastras em relevo nos cantos, são de secção quadrada e mostram somente duas estreitas aberturas retangulares sobrepostas até o nível do coruchéu, que tem aberturas em arco redondo para os sinos e um arremate superior prismático, com pequenos pináculos nos cantos. O corpo da igreja tem no nível térreo três portas, sendo a central maior e em arco, e encerrada em um frontispício com dois pares de colunas jônicas. Sobre as portas laterais, janelas quadradas que se ligam á cornija que delimita o nível do  frontão de  empenas retas, com óculo inscrito, cruz no topo e pináculos laterais. O interior é dividido em três naves, separadas por arcadas com colunas toscanas de pedra. A decoração original desapareceu em grande parte, mas especialmente nas capelas laterais ainda existem remanescentes da decoração com azulejos, alguns painéis pintados, elementos de talha dourada e estatuária antiga.
Curtiram? 
Na próxima postagem eu falarei do último local visitado, ou seja, o Recife Antigo.


Feito por: Bianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário