domingo, 9 de junho de 2013

Curiosidades

Viagem Para Pernambuco

   Oi gente, aqui estou eu de novo para terminar o meu diário de bordo sobre a nossa viagem para Pernambuco. 

   O primeiro lugar que visitamos foi o convento Santo Antônio em Igarassú. 
   


   A entrada do convento é uma igreja incrivelmente antiga, que consegue manter sua beleza histórica. A mesma é marcada pelo estilo barroco, que é o estilo correspondente a Contra- Reforma e ao absolutismo. 
   
   Ao adentrarmos um pouco mais o local, encontramos uma pinacoteca, repleta de quadros belíssimos e luxuosos.


   Pinacoteca significa sala que contém uma coleção de quadros. A origem desta palavra veio do latim "pinacotheca" , derivada do grego antigo "pinacothêke". 

   Lá, o quadro que mais me chamou atenção foi um que o artista expressava a morte com alguns esqueletos desenhados, mas que em Igarassu a mesma não conseguiu entrar pois os santos Cosme e Damião não permitiram, enquanto em outras cidades a morte atacava, provavelmente com a peste negra, uma das doenças mais conhecidas na época. Infelizmente não era permitido fotografar, por isso não consegui uma foto do quadro. 

   A igreja é bem bonita e vale a pena conferir. Além da pinacoteca, existe também uma bela igreja incrivelmente luxuosa, banhada a ouro, que foi citada pela minha amiga no post anterior. 


...

   Ao sairmos do convento, subimos uma pequena ladeira e nos dirigimos a Igreja São Cosme e Damião. O estilo que lá prevalece também é o barroco. 


   Antigamente, quando mulheres brancas engravidavam de escravos elas viajavam para longe a procura de um lugar escondido o suficiente para ter a criança. Após estar com o neném no colo procurava alguma igreja que contivesse uma pequena janelinha que rodava como uma roca. Lá elas colocavam as crianças e saim, voltando para casa como se nada tivesse acontecido, para que isso não prejudicasse sua vida social. Na igreja, as freiras ficavam responsáveis para cuidar das crianças até que ela tivesse idade suficiente para viver sozinha.


   A menor e mais baixa dessas três janelas do lado esquerdo eram a que os bebês eram colocados. Gente, na parte interna da igreja o buraco era tão pequeno que eu acho que não cabia minha perna dobrada. 

...

   Saímos de Igarassu e partimos para Recife. Depois do almoço, fomos ao Instituto Ricardo Brennand, que como eu já mencionei na postagem anterior, não vou falar novamente. 
Com a saída do Brennand, nós seguimos para o hotel e a noite fomos até o novo shopping de Recife, o Rio Mar, onde jantamos e nos divertimos. No dia seguinte, fomos para Olinda, onde visitamos lugares incríveis. 


   Conhecida por ter um carnaval mundialmente conhecido, Olinda vira uma verdadeira coleção de criatividade e cores. A folia é grande e as opções são varias, como por exemplo clubes de frevo, maracatus, bonecos gigantes, entre outros atrativos, o que vale é se divertir e entrar no clima de carnaval. 


. 

   Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros do Brasil. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. 
  
   Foi  a primeira capital de Pernambuco e deve ser também um dos primeiros lugares a serem visitados quando se chega ao estado.  
 
   Independente da época do ano Olinda está sempre animada e entusiasmada para seus turistas, que são muitos. 

...

   Saímos de Olinda e fomos ao Recife Antigo, especialmente para visitar o Marco Zero. Onde Recife nasceu e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. 



   Depois do Marco Zero partimos para a Livraria Cultura. Uma livraria que contém dos mais variados livros, filmes, CD's, etc. Nunca tinha ido a livraria e como sou maniaca por leitura, comprei alguns livros né? 



   Depois nos dirigimos ao shopping alfandega, que é vizinho a livraria. Antes era uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior.

   Galera, se eu disser pra vocês que eu e Stephanie (Outra blogueira daqui) fomos pro salão, exatamente, durante uma viagem escolar fomos para um salão de beleza, fazer as unhas e quase atrasamos o resto da viagem, vocês acreditariam? Acreditem, porque aconteceu. 


     Gente, é isso. Eu espero que vocês tenham gostado da nossa viagem tanto quanto eu. 

Feito Por: Manuela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário